sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Sou mineira, prazer!

Eu sempre digo, ir embora de Minas Gerais, jamais!

Claro que tenho muitos sonhos de conhecer o mundo, ver os lugares das fotos, as histórias da cidades, conhecer a alegria do povo triste e a melancolia do povo feliz, nadar na esperanças de novos mares e concorrer com colegas quem tem mais carimbos no passaporte. Eu carrego isso no dia a dia.

Carrego também a essência verdadeira do lugar onde mais quero explorar no mundo inteiro, que são as estradas mineiras. Isso está no coração. Essa coisa de personalidade forte sempre me atrai. Belo horizonte está por todos os lados. As montanhas me mostram que os relevos da vida desenham os horizontes mais belos, mais ainda se estiver tudo verdinho, em todas as horas, se estiver esperança e força de vontade, você consegue chegar lá em cima. As cachoeiras! Confesso que as quedas d'águas tão altas e as profundidades me dão um pouco de medo... mas o que é o medo no mirante das serras? Medo aqui nem nas cavernas. Ou melhor, nas grutas peterlundianas que acabam dando-nos vontade de conhecer mais e mais sobre tudo! Tudo que eu digo são as formações rochosas, os fenômenos químicos e físicos, os aspectos culturais das cidades como Cordisburgo, Sete Lagoas e Lagoas Santa, etc e tal.

A vida em Minas me encanta. Dos aglomerados ao que há de luxo. Eu nasci neste estado maravilhoso e não quero ser mais uma que acha tudo normal e esquece de fazer as visitas nos parques e cidades históricas. Falam por aí que os mineiros são caipiras. Tem caipiras, tem madames, tem favelados e tem executivos. Dizem que somos hospitaleiros e bons de papo. Ah, é verdade! Gostamos de tratar bem sem olhar a quem. Mas não pense que todos são assim. Tem pobre com nariz em pé e nobres com humildade de dar gosto.

Só sei que é bão demais da conta viver assim, em solo de ouro e terra fértil. Da Luzia (mulher das cavernas), passando pelas grandes cidades históricas erguidas por escravos, do primeiro clamor à Independência brasileira dado por Tiradentes, dos grandes presidentes como JK, Itamar Franco, escritores como Guimarães Rosa e Carlos Drummond...

Eu preciso me aprofundar em tudo isso!

Nenhum comentário: