Sou 1000x Copa do que Carnaval.
O Brasil está, de certa forma, o mesmo, mas a mente das pessoas está mais aberta. Consideravelmente, a Copa dentro de casa não atrapalhou (não está atrapalhando) em quase nada, porém sim, fazendo com que cidadãos tomem atitudes melhores, alguns acordaram e outros permanecem desligados dos problemas sociais, os quais existirão bem antes da Copa.
No Carnaval também não gastamos muito dinheiro do nosso bolso? Não enchemos os hospitais e cemitérios? Quantos jovens (em especial) se tornam soro-positivos! E as crianças, aprendem com exposição de vulgaridade nas TVs e jornais. A Copa do Mundo, não está matando centenas nas estradas, estimulando a perca de tempo com coisas frívolas (bem menos que o futebol) e tão pouco espalhando epidemias de doenças e vírus. Acredito que os maiores prejuízos são os financeiros. A prostituição acontece de maneira menos destacada. Diríamos que os atos de vandalismo é pior disso tudo.
A cultura carnavalesca é bem mais baixa em relação à boa imagem de um país exuberante como o nosso para os turistas. Defeitos, o Brasil tem de sobra, mas por que ser contra a algo que promove a união e expande o conhecimento das diversidades que temos a mundo afora? Sim, não estávamos estruturalmente preparados, mas se não houvesse Copa, continuaríamos dormindo conformados com nosso próprio descaso.
Por pouquíssimas mudanças que aconteceram diante aos protestos, podemos ver que o governo permanece indiferente a isso tudo. Entretanto, agora, os que mais devem serviço limpo à população brasileira, somos nós mesmos.
Viva a World Cup 2014 e que venham as Olimpíadas!