quinta-feira, 14 de maio de 2015

Ose Rêver... por enquanto não!

Não estou num momento de sonhos, rosas e utopias.

Bem que eu queria, mas... as mensagens que a vida está me trazendo dizem que eu devo estar com os pés no chão. Se antes eu não sabia o que era isso, agora estou aprendendo a ser mais firme com tudo ao meu redor.

Não vejo precisão em planejar finais de semanas, dias úteis ou tardes ao ar livre. Nada quer estar do meu jeito. Estou dando chance ao destino e às emoções. Meu coração anda acelerado, mas me sinto tão fria! Eu sei que toda mudança profunda exige dores fortes. Não estou sofrendo, estou melhorando a cada dia mais como um ser humano que necessita dos quatro elementos naturais e da vontade de Deus para existir, viver e sobreviver.

Eu preciso ser forte, eu preciso da minha companhia e de ser uma boa companhia. Tantas perguntas aparecem, sempre começando por: como?... por que?... e se?... quando?... já?... Tendências. Otimismo. Família. Crises. Sentimentalismo. Coisas que eu odeio e que eu amo se juntam num período. Será culpa de Júpiter?

Eu quero sair dessa!

domingo, 10 de maio de 2015

É Este o Esquema

  Não tenho por onde começar.
  Aliás, são tantas as coisas que me motivam começar.
  Eu desisti parar de errar. R infinitamente!! Mas erre cada vez melhor. E outra, não tente compreender as ideias que surgem no mesmo instante em que elas aparecem. Depois que elas estiverem maduras, aí sim a entenderemos.
  Sabe aquela pessoa que você admira tanto? Ela não nasceu assim. Foi um longo processo de lutas, lágrimas e muitos erros. O que prevaleceu naquela pessoa foi a vontade de vencer. Lembre-se: você é capaz de ser tudo o que quer!
  Eu também sou capaz de ser tudo o que quero! Só que para isso eu preciso do autoconhecimento. Eu preciso me sintonizar com todo o meu mundo, com toda minha força, para então saber lidar com o exterior de tudo que há.
  Educação, é uma das minhas maiores qualidades. Vou investir de todas as formas nisso.

  Qual(is) sua(s) qualidade(s)? Invista nela(s)!

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Descruze os braços

 Os acontecimentos são como bactérias. Basta um para que a natureza se encarregue de multiplicá-los.


terça-feira, 28 de abril de 2015

Ser Mineiro

 Ser mineiro é confiar desconfiando. É fazer o bem sem esperar recompensas. É estar presente onde for chamado e quando esquecer-se de um compromisso, dizer: "Uai, como pude me esquecer disso, sô?!" É ter o pão de queijo como alimento indispensável em todas a estações do ano. É começar o dia perfumando a casa com o cheiro de café forte. Passar o dia acreditando no amor de Deus. É contar com os acasos! Ser mineiro é não deitar sem rezar e sem ter feito pelo menos um alguém sorrir. Ser mineiro é ser dotado de bons costumes. Sonhar sem se vangloriar. Manter a humildade em todas as ocasiões e não se esquecer das origens. É acreditar no futuro dos filhos, dos netos e de seu próprio. Ser mineiro não é se achar melhor que os outros só porque torce pelo Cruzeiro ou pelo galo e sim aceitar as diferenças e amar sem distinção. Ser mineiro é lembrar de um docim de leite com queijim e dizer "Esse trem é bão demais!" Ser mineiro é carregar para sempre no coração a essências das Gerais.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Em busca de respostas

  Mais um trocadilho em minha vida. Certamente passo 90% do dia fazendo perguntas. Questiono o mundo, as pessoas, a mim mesma, os objetos... tudo! Mais as respostas ainda não chegaram com um sabor agradável para saciar minha fome. Ultimamente estou me divertindo com assuntos políticos. Isso está me despertando um amor maior ao meu grandioso Brasil s2. Também estou feliz por... na verdade eu não sei o que é, não consigo ver como um todo essa bonança ou sorte, mais sei que estou feliz por motivos isolados como, ganhar um sorriso, um papo bom de 5 minutos, o sol, o chup-chup de chocolate, uma foto que me faz olhá-la por imensos minutos...
  A oposição está em todo lugar.Um dia o esqueço, noutro justifico meu sozinho pela sua falta. Brasília tão linda e tão mal interpretada. Estou ouvindo metal e de repente vem a Fernanda Takai e rouba minha atenção. Eu decido me concentrar o dobro, daí eu vejo que isso me faz um mal danado. Estar preocupada o tempo todo me faz esquecer de ser um dia graduada em Economia ou Direito...
  As pessoas. Eu aprendi essa semana que meu futuro está em minhas palavras. Antes eu falava muito de estar cercada pessoas frívolas... hoje vejo que muitos são tão iguais, entende? É frivolidade mesmo! Traição, fofocas, interesses... calma... cada um tem suas diferenças, mas nem todo o mundo consegue cultivar isso. Ontem foi o dia internacional do livro, em razão do sepultamento de Miguel de Cervantes. Eu ganhei um livro do meu professor de história escrito por ele. Fiquei sorridente =D. Poesias. Versos trazidos pelos ventos nos quais os acasos adoram manifestar-se. Sim, também existe muita gente maneira nesse mundão. Acontece que também é preciso aceitar que no meio de nós há algo chamado incompatibilidade de gênio.
  Hoje é sexta!
  Vou fazer algo novo para que o final de semana não seja só mais um.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Pedro & Bianca


A melhor série que eu já assisti!
Sem dúvidas, cara!

Pedro e Bianca expõe a vida de dois irmãos gêmeos (ele branco, ela negra = P&B) que estudam na escola Piquerobi, localizada na cidade de São Paulo. No primeiro ano do Ensino Médio, os dois se entrometem em emboscadas e conseguem sair de todas elas graças a turma muito legal de amigos. Jogo de personalidade, discussão de assuntos próprios da adolescência como sexo, drogas e rebeldia. Tudo de um jeito confortável e dentro de todos os limites do pudor. Sempre com uma pegada bem humorada e divertida, passando para os telespectadores a realidade de estudar em escola pública e em uma região menos valorizada economicamente.
Está de parabéns a TV CULTURA e todos os que participaram da produção da série, porque deixou muitas saudades, além do prêmio internacional Emmy Awards.




terça-feira, 14 de abril de 2015

Ouvir

Eu gosto de ouvir as pessoas até o momento em que elas começam a empanturrar o próprio ego. "Eu sou...", "Eu faço...", "Só eu...". Sei que sou nariz em pé de vez em quando, mas nada de me achar melhor que os outros.
Ouvir é um dom precioso! Analisar as feições de uma pessoa enquanto ela conversa, a sobrancelha, o sorriso, o fechar do semblante. Ah... como é bom reparar nesses detalhes! Não gosto muito de falar sobre mim, por não querer parecer arrogante, insensata ou qualquer outra coisa. Não quero parecer nada. Prefiro o mistério.
Mas já saiba, se for para ficar se alisando nas tuas vaidades, irei te esquecer.

terça-feira, 17 de março de 2015

Março e Mais

Não é que quero agradar. É porque sou muito apegada aos meus objetivos. Não fico por conta de ninguém, se é que entende... Acontece que vejo sua imagem e a do mundo como parte da minha vida que não posso deixar passar em branco. Ideias, entre muitas, você! Pessoas, entre muitas, ninguém! Me vejo estranha depois de todas as mudanças, mas quero que venham mais transformações!

sábado, 7 de março de 2015

Quando a gente se encontra...

Quando a gente se encontra dentro de nós mesmos tudo muda! As coisas se tornam mais fáceis, mais bonitas e a gente pergunta: Por que eu não pensei nisso antes? Antes nós esperávamos que as coisas acontecessem, agora então, as fazemos acontecer! Daí descobrimos que o mundo move ao nosso favor, e que ele já é por si muito complicado, por isso nossos planos precisam ser focados nas coisas mais simples da vida. 

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Hello, Fevereiro!

Venderam minha liberdade. Com autorização de quem? Minha é que não foi!

É foda! Você baseia seus planos de acordo com algo que você acredita e depois tiram isso de você. Este é país "democrático" no qual a gente vive, o governo toma as decisões em prol dele mesmo. Mas não sou de ficar chorando em um canto, esperando que a vida aconteça.

Não vou detalhar os acontecimentos, não convém. Alguém discorda que a liberdade é dos bandidos, assassinos, estupradores, corruptos e mentirosos? Pois minha não é. Se fosse, eu andaria tranquila pelas ruas com fones de ouvido e dinheiro em uma grande bolsa sem a insegurança de ser assaltada e sairia a noite sem me preocupar com os tiros. Ao menos se existisse hora marcada e divulgada para essas coisas acontecerem, ficaríamos mais aliviados.

Tenho um enorme carinho por Brasília! Lá tem a maior concentração de vermes demoníacos aproveitadores com cara de bonzinhos. Na verdade eu amo muito o Brasil, só não gosto da política desorganizada e pobre que inventam aqui.

Amanhã tem aula... frio na barriga e curiosidade para descobrir o Novo tomam conta de mim. Do Carnaval eu não gosto. Conto também com uma caixinha que fora jogada no meu jardim há um tempo, linda e arrojada por fora, mas tenho quase certeza de que não devo abri-la. Além disso, guardo boas lembranças das férias de dez/jan que não deixaram saudades.


terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Deixei passar...

 Meu lema de 2014: Deixe passar! Deixe passar as mágoas, as dores, os prejuízos, os amores. as falhas, os fins de semana, as pessoas, o vento, os carros, as tramas, os esbarros, os fins, os começos, as amizades, os trabalhos, as palavras. Deixe a vida passar. Sorria e passe por ela também. ;)

Pensando Nele

Cara, tu me surpreende! Esse teu jeito moleque, coração sentimental e cabeça de homem feito. Com aquela camisa preta, aí sim, você fica perfeito. Sabe esse olhar cheio de vida, cheio de amor? É isso que não vou esquecer. Tanto faz se  não vou correr atrás. Feliz aniversário, bom dia, sempre quis te dizer. Agora não sei se tu anda apaixonado, ligado naquela mina do passado que todos sabem que não vai voltar. Andei por aí tentando saber de você, se tá bem, se tá no Brasil ou se foi pra outro lugar. Mas está aqui mermo, tão perto e tão longe de mim. Eu coloquei fim onde nada tinha começado. Mas eu sei que você soube que minha cabeça tava pensando em te encontrar, de repente até a gente namorar, escondido pra se divertir. Isso foi há um tempão! E esse garoto ainda continua lindo!

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Sou mineira, prazer!

Eu sempre digo, ir embora de Minas Gerais, jamais!

Claro que tenho muitos sonhos de conhecer o mundo, ver os lugares das fotos, as histórias da cidades, conhecer a alegria do povo triste e a melancolia do povo feliz, nadar na esperanças de novos mares e concorrer com colegas quem tem mais carimbos no passaporte. Eu carrego isso no dia a dia.

Carrego também a essência verdadeira do lugar onde mais quero explorar no mundo inteiro, que são as estradas mineiras. Isso está no coração. Essa coisa de personalidade forte sempre me atrai. Belo horizonte está por todos os lados. As montanhas me mostram que os relevos da vida desenham os horizontes mais belos, mais ainda se estiver tudo verdinho, em todas as horas, se estiver esperança e força de vontade, você consegue chegar lá em cima. As cachoeiras! Confesso que as quedas d'águas tão altas e as profundidades me dão um pouco de medo... mas o que é o medo no mirante das serras? Medo aqui nem nas cavernas. Ou melhor, nas grutas peterlundianas que acabam dando-nos vontade de conhecer mais e mais sobre tudo! Tudo que eu digo são as formações rochosas, os fenômenos químicos e físicos, os aspectos culturais das cidades como Cordisburgo, Sete Lagoas e Lagoas Santa, etc e tal.

A vida em Minas me encanta. Dos aglomerados ao que há de luxo. Eu nasci neste estado maravilhoso e não quero ser mais uma que acha tudo normal e esquece de fazer as visitas nos parques e cidades históricas. Falam por aí que os mineiros são caipiras. Tem caipiras, tem madames, tem favelados e tem executivos. Dizem que somos hospitaleiros e bons de papo. Ah, é verdade! Gostamos de tratar bem sem olhar a quem. Mas não pense que todos são assim. Tem pobre com nariz em pé e nobres com humildade de dar gosto.

Só sei que é bão demais da conta viver assim, em solo de ouro e terra fértil. Da Luzia (mulher das cavernas), passando pelas grandes cidades históricas erguidas por escravos, do primeiro clamor à Independência brasileira dado por Tiradentes, dos grandes presidentes como JK, Itamar Franco, escritores como Guimarães Rosa e Carlos Drummond...

Eu preciso me aprofundar em tudo isso!

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Obrigada, 2014!

Fim de ano é um coisa meio chata. Salve às férias.
Acho que nunca disse isso antes.
Sinceramente, nunca fiz muitas coisas antes como visitar lugares até então não vistos por mim.
Me assusta um pouco o fato de ter erros, de ter caído do pedestal. 
O que não dói nesta vida é ter os cabelos ao vento. Por que doeria? Por que doeria deixá-los crescer e cortá-los de vez em quando? Pintá-los quem sabe! Mas isso deixemos para os próximos anos. Gosto de sua cor original.

Só me pergunto, por que ainda tenho medo? Tudo é insegurança. 
Eu rio das mesmas coisas, mas não mais choro pelos mesmos motivos.
Eu cresci muito. Hoje sou mais feliz.
Sabe o que era antes? Antes eu queria me encontrar em um só estilo, em um só gosto musical, em só um livro. Só que descobri que não pode ser assim se a cada dia acordo com uma ideia nova na cabeça. Daí eu experimentei de tudo um pouco. Tantas coisas me fizeram mal! Outras me levaram às alturas! Pra falar a verdade prefiro um vida assim, carregada de altos e baixos.

Eu troco o dia pela noite. Chamamos essas pessoas de notívagas. Os países nórdicos já adotaram o método da sociedade B, isso poderia acontecer aqui no Brasil, mas acho que seria chato a mesma coisa e até mesmo perigoso, afinal, violência e desrespeito urbano aqui é o que não falta. Eu gosto da noite porque ela é tranquila, sem ninguém para atormentar, na rádio tem os melhores programas... enfim, meus pensamentos fluem bem melhor. Eu choro, rio, danço, finjo, planejo, e tomo coragem para acordar bem.

Não gosto de misantropia, isso é ridículo. Não vale a pena se isolar e perder as melhores oportunidades. Também aprendi a largar a procrastinação. Quer? Faça. Mas tem que ser agora.

Eu não sou fácil, mesmo.

Gente é um caso sério e complicado. 
Quando se quer alguém para simplesmente conversar sobre coisas da vida, trocar ideias, falar de sonhos e planos, é muito difícil achar. A gente de hoje quer sentir-se melhor; virar as costas e voltar quando precisa; moldar-se no egoísmo. E pra estudar? Aí eu deixo pros acasos e vou estudar sozinha.

Eu perdi e aprendi muita coisa.
Só ainda não perdi ele, que tão me acompanha mais do que minha sombra. 


sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Mais de Minas - Cordisburgo

Ida:

O próximo passo para uma viagem, depois de ter ajeitado as malas, é conferir o nível de abastecimento do veículo. Depois, let's go!


CEASA Minas.

Para chegar a Cordisburgo partindo de Belo Horizonte, Betim, Contagem ou outra cidade por essas bandas, você precisa pegar a BR 040 e seguir sentido Sete Lagoas, não entre na cidade, siga direto e acompanhe as placas de direção. Há inúmeros radares. Depois de Paraopeba, segue-se as referências de Cordisburgo nas proximidades da MG-231.

A entrada da cidade:

A estrada é bem asfaltada. A entrada é convidativa. O silêncio é benéfico para quem é acostumado com as metrópoles.




Tudo na cidade é relacionado ao grandioso João Guimarães Rosa. Poeta, escritor, médico e diplomata que viveu em Cordisburgo até se mudar para Belo Horizonte ainda pequeno. Gente, o cara era super poliglota: 

"Eu falo: português, alemão, francês, inglês, espanhol, italiano, esperanto, um pouco de russo; leio: sueco, holandês, latim e grego (mas com o dicionário agarrado); entendo alguns dialetos alemães; estudei a gramática: do húngaro, do árabe, do sânscrito, do lituano, do polonês, do tupi, do hebraico, do japonês, do checo, do finlandês, do dinamarquês; bisbilhotei um pouco a respeito de outras. Mas tudo mal. E acho que estudar o espírito e o mecanismo de outras línguas ajuda muito à compreensão mais profunda do idioma nacional. Principalmente, porém, estudando-se por divertimento, gosto e distração."

Guimarães Rosa encantou no dia 19 de novembro de 1967, três dias depois de ter se tornado membro da Academia Brasileira de Letras. Usei o termo encantou devido a frase dele próprio:

"O mundo é mágico. 
As pessoas não morrem, ficam encantadas."

Todos os locais contém as placas azuis que citam frases, ou está escrito nos muros, paredes e nomes de estabelecimentos escritos do poeta.


 Essa é uma casa elefante que é a primeira atração turística da cidade. O mestre de obras Stamar Jr., resolveu construir essa obra recentemente concluída, com seus conhecimentos de escultura e construção. A inspiração veio da cultura indiana. Paga-se R$ 3,00 para visitação.



Hare Krishna!! 


Ê trem bão, sô!! 
Esse monumento foi criado pelo escultor Leo Santana (o mesmo que criou a escultura de Carlos Drummond de Andrade, em Copacabana - RJ) e inaugurado em 27 de junho de 2010. Está localizado na praça Miguilim a 300 metros do Museu Casa Guimarães Rosa.


Logo ao lado está a Capela de São José. Inaugurada em 23 de junho de 1884 pelo padre João de Santo Antônio. A primeira da cidade quando Cordisburgo ainda se chamava Vista Alegre.




Uma das maiores atrações turísticas de Cordisburgo é a Gruta de Maquiné. Descoberta por José Maria Maquiné em 1825 (maravilhoso século XIX) e explorada por um naturalista chamado Peter Lund, que veio da Dinamarca. A gruta é o Marco 5 da Rota das Grutas Peter Lund.



O preço de entrada é R$ 17, 00 (inteira) e R$ 8,50 (meia), faça como eu, leve a carteirinha de estudante e ganhe desconto. O preço inclui a visita ao Museu, (inaugurado em agosto de 2013) e à visita guiada com um grupo de no máximo 40 pessoas. Haha! Tivemos uma visita guiada exclusiva para nossa família!

Fósseis encontrados na gruta. 
O guia Roberto nos apresentou os sete salões da gruta. O fantástico mundo subterrâneo tem por volta de 400 metros² abertos a visitação. Uma iluminação muito bem aplicada e degraus de adaptação; área sem acesso para cadeirantes. 
Tudo belo e manifestante da existência de Deus. As estalactites (formas feitas pela queda d'água de cima p/ baixo) e as estalagmites (monte de substâncias crescente de baixo para cima) criam diferentes desenhos de acordo com o olhar de cada um. Um longo processo que garante a existência do mar primitivo em Minas. Indícios afirmam que dentro da caverna, corria um rio e que há mais mistérios por debaixo dela. Certas rochas, quando tocadas com força, emitem som musical.
A consternação vem quando, analisamos a marca de água nas encostas da gruta. Há menos de 15 anos haviam poços que secaram pela ação humana e não existirão mais, de acordo com estudos arqueológicos. 


Perfeita, gente!

Outro lugar sensacional é o Museu Casa Guimarães Rosa, onde o escritor viveu parte da infância com seus pais. Lá tem desde pertences pessoais até os livros lançados. Na parte da frente, tem o antigo armazém, nos fundos o jardim com bancos as escrituras originais de Rosa. ótimo para descanso. Olha aí:






Almoço:


Os restaurantes de lá são muito bons. Fui no Um Conto e Cem: R$ 10,00 o prato à vontade. Refrigerante R$ 8,00. A comida é de ótima qualidade! O antedimento muito formidável.
Fica de frente para a Academia de Letras.



É isso. Não coloquei efeitos nem logotipos nas fotos. Muito apertada nessa reta final de 2014. 
Cordisburgo é fantástica!! Adorei conhecer mais um pedaço das Gerais. Quero voltar mais vezes e com certeza tudo será inesquecível.

Igreja do Sagrado Coração de Jesus